VIII Congresso Internacional de Cuidados Intensivos
Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República
António Sales
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde
Cristiano Ronaldo
Internacional Português
Jorge Mendes
Representante Português de futebol
José Barros
Diretor Clínico do CHPorto
António Marques
Diretor de departamento do DACIE
Aníbal Marinho
Director do SCI - CHUPorto
XXIV Congresso Anual APNEP
Aníbal Marinho
Presidente da APNEP
Lino Mendes
Vice-Presidente da APNEP
António Sousa Guerreiro
Presidente da Assembleia Geral da APNEP
Rocco Barazoni
Presidente ESPEN
Any Ferreira Heyn
Presidente FELANPE
Joost Wesseling
ENHA
Dan Waitzberg
Presidente GANEPAO
VII Simpósio Internacional de Enfermagem
Luís Barreira
Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros
Eduardo Alves
Enfermeiro Diretor CHUPorto
Rosario Fonseca
Enfermeira Supervisora SCI-CHUPorto
Maria Manuel Varela
Sociedade portuguesa de cuidados intensivos (Enfermagem)
Renata Pietro
Diretora de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva - Brasil
José António Pinho
Enfermeiro Chefe SCI-CHUPorto
welcome
Bem-vindo ao VIII Congresso Internacional de Cuidados Intensivos
Saúdo fraternalmente todos os participantes neste VIII Congresso Internacional de Cuidados Intensivos e, como Diretor do Serviço de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Universitário do Porto e Presidente da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica, expresso a minha maior gratidão aos palestrantes que nos vão enriquecer com o seu saber e a sua experiência.
Aos participantes oriundos dos países africanos de língua oficial portuguesa, que neste VIII Congresso têm uma representação muito significativa, uma especial saudação.
Temos já um caminho de alguns anos na organização destas reuniões científicas que muito têm contribuído para melhorar o desempenho dos especialistas em medicina intensiva no tratamento do doente crítico.
Estamos a viver a etapa final da pandemia da Covid-19, onde os serviços de medicina intensiva tiveram um relevante protagonismo em que a permanente permuta de conhecimentos e experiências foi fundamental para o nosso desempenho e para o desenvolvimento quantitativo e qualitativo das equipas de intensivistas em todo o mundo.
O Serviço de Cuidados Intensivos e todos os Serviços do Centro Hospitalar Universitário do Porto, orgulham-se de ter estado à altura da situação, respondendo com prontidão e eficiência às necessidades dos inúmeros doentes que nos procuraram graças ao notável empenho de todos os seus profissionais.
Terá sido este o maior desafio com que nos vamos confrontar nas nossas vidas? A participação nestas reuniões é mais uma razão para que as incrementemos cada vez mais, sendo muito gratificante registar mais de quatro mil inscrições neste Congresso, confirmando o interesse dos profissionais de medicina intensiva na formação permanente.
Bem-vindos ao VIII Congresso Internacional de Cuidados Intensivos e ao XXIV Congresso anual da APNEP, com fundada esperança de que no próximo ano, vos possamos receber presencialmente nesta bela cidade do Porto, capital do norte de Portugal.
Bons trabalhos.
Aníbal Moura Marinho
Diretor do Serviço de Cuidados Intensivos
Presidente da APNEP
Presidente do Congresso
A ASCI, realiza Anualmente o congresso anual com mais de 3000 inscritos e dezenas de palestrantes nacionais e internacionais.
O congresso realizar-se-á novamente em 2022 em formato digital, mas sempre com a mesma garantia de qualidade. Teremos novamente dezenas de congressistas nacionais e internacionais.
Juntem-se a nós a mais uma edição.